Venham se divertir!

Venham se divertir!
Artesanatos, receitas, reportagens, idéias etc

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O doce sabor da beterraba

Por Karla Precioso postado às 10h57
A beterraba é uma ótima fonte de carotenóides, flavonóides, vitaminas A, C e as do complexo B, além de fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro. Os carotenóides e flavonóides, encontrados inclusive nas suas folhas,  são substâncias com propriedades antioxidantes, que têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais-livres, auxiliando na prevenção ou diminuição do risco de doenças cardiovasculares, aumento do LDL (colesterol ruim) e alguns tipos de câncer ,como o de pele e de fígado.
A vitamina A e a vitamina C também têm ação antioxidante, além de atuar no sistema imunológico do organismo, prevenindo infecções. A vitamina C ainda auxilia a absorção de ferro, combatendo a anemia. O potássio e o magnésio por sua vez atuam na regulação do pH sanguíneo e auxiliam no processo de contração muscular e recuperação dos músculos após exercício físico.
O zinco também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e acelera os processos de cicatrização, além de fortalecer ossos , dentes, cabelos e unhas.
Reunindo tantos benefícios e com um precinho super camarada (você encontra o alimento o ano todo e por um preço justo), consumir beterraba é uma escolha acertada.
Fonte: nutricionista Priscila Meirelles, da Longevid
Prepare uma beterraba nevada:
Rende 12 porções
1/3 de xícara (chá) de maisena
1/2 xícara (chá) de leite
3 beterrabas sem casca cozidas
1 1/2 xícara (chá) de queijo suíço ralado grosso
4 ovos (clara e gema separadas)
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
 Sal e pimenta a gosto
Aqueça o forno em temperatura média. Em uma panela, misture a maisena e o leite. Leve ao fogo alto, mexendo até engrossar e reserve. Passe no processador a beterraba, o queijo, as gemas e o creme reservado. Ponha sal e a pimenta. Leve a mistura ao fogo e cozinhe até o queijo derreter. Coloque em um refratário. Bata as claras em neve e coloque sobre o creme de beterraba. Polvilhe com o queijo parmesão. Asse até dourar.

KARLA PRECIOSO

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.