Venham se divertir!

Venham se divertir!
Artesanatos, receitas, reportagens, idéias etc

terça-feira, 27 de julho de 2010




Que saúde | Saúde

26-07-2010    

Para engravidar

Combata a infertilidade com a ajuda de nutrientes corretos
Muitos casais planejam e lutam para se tornarem pais. Estima-se que 15% da população em idade reprodutiva tenham problemas para alcançar esse objetivo. A dificuldade de engravidar pode ser causada por diversos fatores, que envolvem a saúde do homem e da mulher, explica a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.
A nutróloga preparou uma lista de maus hábitos que podem prejudicar a fertilidade tanto do homem como da mulher e outra lista de alimentos que ajudam a fertilidade do casal.
Fatores que podem prejudicar a fertilidade
Desequilíbrios hormonais: o desequilíbrio hormonal é a causa mais comum de anovulação. Metade das mulheres com desequilíbrio hormonal não produzem folículos suficientes para assegurar o desenvolvimento de um óvulo. Isso pode ser causado por pouca secreção hormonal da glândula pituitária ou do hipotálamo.
DSTs e Infecções: Doenças Sexualmente Transmissíveis são um grupo de doenças infecciosas transmitidas principalmente através de relações sexuais que podem agredir o corpo humano nas regiões genital, anal, oral e ocular, mas, em alguns casos, podem também se estender para outros órgãos. Afetam tanto as mulheres quanto os homens. São responsáveis por 25% das causas de infertilidade: 15% para as mulheres e 10% para os homens.
Tabaco: o tabaco contém diversas substâncias prejudiciais e tóxicas. Fumar ou mesmo inalar o fumo é prejudicial para a fertilidade não somente nas mulheres, mas nos homens também. Nas mulheres, o cigarro pode desregular o ciclo menstrual e pode afetar o sistema reprodutivo inteiro, prejudica a qualidade dos óvulos e pode levar à antecipação da menopausa, já no homem o tabaco pode causar problemas na composição do sêmen.
Álcool: o consumo do álcool afeta a infertilidade total em homens e em mulheres. Pode causar o movimento lento do esperma e às vezes mesmo diminuir a contagem de esperma.
Estresse: nos homens, o estresse interfere na produção de espermatozóides anormais. E nas mulheres, prejudica a produção de hormônios.
Cafeína: a cafeína em excesso provoca o aceleramento do sistema nervoso simpático, aumentando assim a ansiedade nas mulheres, que é uma grande inimiga da fertilidade.
Alimentos que combatem a infertilidade
Vitaminas B6: encontrada no açúcar mascavo (melaço), vegetais de folhas verdes, carne, vísceras, gérmen de trigo, grãos integrais, fígado bovino, arroz integral, ovos, entre outros. Essa vitamina é uma grande aliada para as mulheres que pretendem engravidar. Sua deficiência pode causar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne pré-menstrual e depressão.
Vitamina E: de acordo com a nutróloga, a Vitamina E pode melhorar a motilidade dos espermatozóides. Também pode ser indicada para prevenir o aborto, desenvolvendo uma parede do útero mais forte e uma placenta mais saudável. Alimentos fontes de Vitamina E: gérmen de trigo, grãos integrais, noz crua, sucos de frutas e vegetais.
Zinco: o zinco possui importante papel no desenvolvimento do esperma saudável, além de aumentar a fertilidade feminina, especialmente quando combinado a vitamina B6. Alimentos fontes de zinco: carne de peru escura, feijões, leveduras, ostras, carne bovina, entre outros.
Vitamina C: melhora a concentração do número de espermatozóides e a motilidade, além de atuar na função ovariana e no desenvolvimento dos óvulos. Alimentos fonte de Vitamina C: laranja, limão, couve-flor, tomate, acerola, goiaba e outros.
Selênio: a maior parte do selênio encontrado no corpo dos homens está no sêmen. Esse mineral melhora a produção de espermatozóides saudáveis. Alimentos fontes de Selênio: grãos integrais e ovos são as melhores fontes.
Vitamina A: a deficiência dessa vitamina pode levar a degeneração e queda do número de espermatozóides. Alimentos fontes de Vitamina A: cenoura, batata-doce, ervilhas, couve-flor, espinafre, óleo de fígado de bacalhau, mamão, entre outros.


Receita do Dia

gelado de coco

 
INGREDIENTES
400ml de água de coco
200g de iogurte natural
200ml de leite condensado
1 ½ pacotes de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
Polpa de 1 coco verde
150g de biscoito de coco triturado
75g de coco ralado queimado
8 colheres (sopa) de água de coco
Calda de açúcar
2 xícaras (chá) de açúcar
500ml de creme de leite fresco
MODO DE PREPARO
Num liquidificador coloque 400ml água de coco, o iogurte natural, o leite condensado, a gelatina e bata bem. Acrescente a polpa de coco verde e aperte a tecla pulsar por 5 segundos. Reserve. Numa tigela coloque o biscoito de coco triturado, o coco ralado queimado e adicione aos poucos 8 colheres de água de coco. Misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Em forminhas redondas de fundo falso (6cm de diâmetro) ou uma fôrma grande de fundo falso (22cm de diâmetro X 6cm de altura), untadas com manteiga forre os fundos com a massa (reservada acima), despeje o creme de coco (reservado acima) e leve à geladeira por cerca de 2h. Desenforme e sirva em seguida.
Calda de açúcarNuma panela coloque o açúcar e leve ao fogo médio até o açúcar derreter e ficar com cor de caramelo (cerca de 5 minutos). Adicione o creme de leite fresco e misture bem até o açúcar derreter completamente. Sirva em seguida.
Marco Lima / Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira

SOBRECOXA DE FRANGO RECHEADA COM QUEIJO

onado! x
Descrição:
 *Tempo de preparo: 1 hora

 *Serve: 6 porções porções

Prato Principal

Ingredientes :

Recheio :

* 1 colher (sopa) de azeite de oliva
* meia cebola-roxa pequena cortada em tiras
* 100 g de linguiça de frango cozida e picada
* meia xícara (chá) de farinha de milho amarela
* 3 colheres (sopa) de queijo tipo provolone picado
* meia colher (chá) de orégano
Frango

* 700 g de sobre coxas de frango desossadas
* meia colher (chá) de orégano
* 1 colher (sopa) de azeite de oliva
* 1 colher (chá) de extrato de tomate ELEFANTE
* 2 cubos de caldo de galinha KNORR
* 1 xícara e meia (chá) de água fervente
* 1 colher (sopa) de amido de milho MAIZENA

Para prender:
Palitos de madeira e barbante culinário

Modo de preparo

Recheio

1. Aqueça o azeite de oliva em uma panela pequena e frite a cebola e a linguiça até dourar levemente
2. Junte a Farinha de milho e cozinhe, mexendo sempre, por mais 1 minuto. Retire do fogo e misture o provolone e o orégano. Reserve.
Frango

1. Em uma tigela, coloque as sobre coxas e tempere com o orégano.
2. Distribua o recheio reservado entre as sobre coxas temperadas. Prenda com os palitos e o barbante.
3. Aqueça o azeite em uma panela de pressão e frite as sobre coxas, em fogo médio, por 5 minutos ou até ficarem levemente douradas.
4. Acrescente o extrato de tomate ELEFANTE . Dissolva os cubos de caldo de galinha KNORR na água fervente e acrescente ao refogado. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos, a partir do início da pressão. Apague o fogo, aguarde sair todo o vapor e verifique o cozimento. Se necessário, cozinhe mais um pouco.
5. Retire o frango, reserve em loca aquecido e coe o caldo do cozimento. em uma panela pequena, dissolva o amido de milho MAIZENA no caldo e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 3 minutos ou até engrossar levemente.
6. Coloque sobre as sobre coxas reservadas. Sirva em seguida.

Autor do produto:


Sobrecoxa de frango recheada com queijo

ESTUPRO VIRTUAL.


+1  
Sim
Notícias de estupros virtuais são cada vez mais recorrentes. São crianças, jovens e mulheres chantageadas e obrigadas a mostrar o corpo e até atuarem em cenas típicas de filmes pornôs em frente a câmeras de computadores.
Esse tipo de crime vem sendo cada vez mais explorado por hackers e até por pessoas comuns. Um norte-americano foi preso e está sendo julgado por chantagear e extorquir mulheres, depois de invadir e encontrar informações e imagens pessoais no computador de suas vitimas. Já um hacker alemão invadiu centenas de computadores de meninas em idade escolar para espioná-las pelas próprias webcams. Alguns desses vídeos, no entanto, são filmados e caem na rede.
Segundo o detetive virtual Wanderson Castilho, a exposição da intimidade das pessoas na rede mundial de computadores gera efeitos psicológicos semelhantes ao estupro físico, com a diferença que o primeiro pode continuar se repetindo diariamente. “Todos os dias o vídeo pode reaparecer, é uma angústia”, diz.

Ele mesmo está atuando no caso de uma menina de 13 anos que, ao se ver chantageada por um amigo de um colega de sala, acabou por se despir em frente à câmera. Ela cedeu à pressão do garoto que a filmou bebendo e fumando em uma festa da escola e que passou a ameaçá-la, alegando que enviaria as imagens ao pai da adolescente. “Ela tem pais severos, que lhe causavam medo e não soube como reagir”, explica o detetive, que trabalha para levar esses casos à justiça.
Muitas vezes as pessoas se sentem culpadas por terem produzido alguma imagem depois usadas para extorsão e chantagem. Mas Castilho lembra que é crime divulgar imagens de pessoas sem prévia autorização.
A boa notícia é que cada vez mais casos de exposição de mulheres na rede, chantagem e extorsão estão sendo julgadas e os culpados condenados. Castilho teve a satisfação de ver uma de suas clientes - uma jornalista que teve algumas fotos em que aparece nua espalhadas em sites de prostituição pelo ex-namorado frustrado - ganhar a causa na justiça e ver seu algoz pagar a pena de dois anos de prisão.

“A punição das pessoas que cometem esse tipo de crime não anula os danos causados às vitimas, mas concede um momento de paz”, afirma Castilho.

COPIADO E COLADO DE LIVRA.COM   
PESQUISA FEITA PELA AMIGA CYNTHIA PEREIRA.
 

sábado, 10 de julho de 2010

Multimistura (Receita da Pastoral da Criança para desnutrição e anemia)

Multimistura (Receita da Pastoral da Criança para desnutrição e anemia)


50 g de casca de ovo fervida, torrada e triturada (opcional)

50 g de semente de abóbora torrada ou semente de gergelim triturada

600 g de farelo de arroz triturado e cozido (sem colocar água)

200 g de farinha de milho ou fubá

100 g de pó de folha de mandioca (aipim)
 torrado, triturada e peneirada (contém ferro e vit C)

Misturar tudo.

Pode ser guardada na geladeira por 4 meses.
Não deve ser cozida.

Criança pequena: comer 2 colheres de chá por dia misturada na comida ou sucos.
Adultos: 2 colheres de sopa

MULTIMISTURA


Descrição:
A cena foi comovente.
O vice-presidente José Alencar preparava-se para plantar uma árvore em Brasília quando foi abordado por uma nissei de 65 anos e 1,60 m de altura.
Era manhã da quinta-feira, 6.
A mulher começou a mostrar fotografias de crianças esqueléticas, brasileiros com silhueta de etíopes, mas que tinham sido recuperadas com uma farinha barata e acessível, batizada de "multimistura".
Alencar marejou os olhos.
Pobre na infância no interior de Minas, o vice não conseguiu soltar uma palavra sequer.
Apenas deu um longo e apertado abraço naquela mulher, a pediatra Clara Takaki Brandão. Foi ela quem criou a multimistura, composto de farelos de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim.
Foi esta fórmula que, nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a cumprir as Metas do Milênio.
E o que a pediatra foi pedir ao vice-presidente?
Que não deixasse o governo tirar a multimistura da merenda das crianças.
Mais do que isso, ela pediu que o composto fosse adotado oficialmente pelo governo.
Clara já tinha feito o mesmo pedido ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão - mas ele optou pelos compostos das multinacionais, bem mais caros.
"O Temporão disse que não é obrigado a adotar a multimistura", lamenta Clara.
Há duas semanas a energia elétrica da sala de Clara dentro do prédio do Ministério da Saúde foi cortada. Hoje, ela trabalha no escuro.
"Já me avisaram que agora eu estou clandestina dentro do governo", ironiza a pediatra.
Mas ela nem sempre viveu na escuridão.
Prova disso é que, na semana passada, o governo comemorou a redução de 13% nos óbitos de crianças entre os anos de 1999 e 2004 - período em que a multimistura tinha se propagado para todo o País.
Desde 1973, quando chegou à fórmula do composto, Clara já levou sua multimistura para quase todos os municípios brasileiros, com a ajuda da Pastoral da Criança, reduto do PT.
Os compostos da multimistura têm até 20 vezes mais ferro e vitaminas C e B1 em relação à comida que se distribui nas merendas escolares de municípios que optaram por comprar produtos industrializados.
Sem contar a economia:
"Fica até 121% mais caro dar o lanche de marca", compara Clara.
Quando ela começou a distribuir a multimistura em Santarém, no Pará, 70% das crianças estavam subnutridas e os agricultores da região usavam o farelo de arroz como adubo para as plantas e como comida para engordar porco.
Em 1984, o Unicef constatou aumento de 220% no padrão de crescimento dos subnutridos.
Dessa época, Clara guarda o diário de Joice, uma garotinha de dois anos e três meses que não sorria, não andava, não falava.
Com a multimistura, um mês depois Joice começou a sorrir e a bater palmas.
Hoje, a multimistura é adotada por 15 países.
No Brasil só se transformou em política pública em Tocantins.
Clara acredita que enfrenta adversários poderosos. ( alguém tem alguma dúvida ???)


Segundo ela, no governo, a multimistura começou a ser excluída da merenda escolar para abrir espaço para o Mucilon, da Nestlé, e a farinha láctea, cujo mercado é dividido entre a Nestlé e a Procter & Gamble
"É uma política genocida substituir a multimistura pela comida industrializada", ataca a pediatra.
A antiga Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, a saudosa Zilda Arns, reconheceu que a multimistura foi importante para diminuir os índices de desnutrição infantil.
"A multimistura ajudou muito", diz.
"Mas só ela não é capaz de dizimar a anemia; também se deve dar importância ao aleitamento materno."
"ISTO É" procurou as autoridades do Ministério da Saúde ao longo de toda a semana, mas nenhuma delas quis se pronunciar.
"O multimistura é um programa que não existe mais", limitou-se a informar a assessoria de imprensa.
Site do multimistura - http://www.multimistura.org.br/


Gente , vamos repassar essa sacanagem... já estamos carecas de saber, muito bem, porque acontece.....
Ô paísinho de gente safada e gananciosa!!!
« Ver menos

Leia. Indigne-se. Passe adiante !!!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aline Barros e cia 2 - Dança do Quaquito (Clipe oficial)



,..,

A DIVINA...

,..,
biografia.gif (4211 bytes)
Escrever sobre ela exige punho firme, voz ativa e olhos sinceros já dizia Carole Chidiac. Caminhar em seus entremeios é encantar-se pela sua resistência em função do que sempre quis cumprir. E sabia que tinha que cumprir.
Ela foi predestinada ao palco, à magia. Não havia outra solução. Chegar até ela por obra do destino, é descobrir nossa própria alma guerreira. E sentir alívio ao ver o fogo, fulgir e fundir-se, coabitar com ele...

Para banhar-se na luz dos raios desta filha de Yansã basta apenas não fugir da febre. Cuidem dela. Porque de seu peito brotam os sons que as pessoas cantarão para ver renascer a vida. Ela é a reunião dos quatro elementos. Tem o veneno e o antídoto da vida. Canta o que vale a pena recordar. Ela vive, suporta e se prepara. É exatamente o que é e o que faz sentido: AMOR 
b141.jpg (21352 bytes)cano.gif (13535 bytes)
Pais de Bethânia - Dona Canô
Maria Bethânia Vianna Telles Veloso, irmã do compositor e cantor Caetano Veloso, nasceu no dia 18 de Junho de 1946 em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Desde a infância gostava de cantar, imitando os artistas que ouvia no rádio e sabia que seu destino era o palco. Sonhava em ser bailarina e queria também subir aos palcos como atriz, não estava nos seus planos ainda fazer do canto a sua profissão. Sua estréia no palco estava mais próxima que ela mesmo pensava.  

b110.jpg (26821 bytes)
b46.jpg (8463 bytes)b49.jpg (25425 bytes)
b86.jpg (26740 bytes)
jovem.jpg (4033 bytes)
b95.jpg (12505 bytes)
jovem1.jpg (4371 bytes)


2001
Mais um trabalho de Bethânia chega. Maricotinha é o título de seu disco. No lançamento do seu CD no Canecão, Rio de Janeiro, Bethânia reuniu vários amigos para o grande show. E foi com rosas que Bethânia terminou mais um espetáculo.
bet9.jpg (8655 bytes)

UMA NOVA ERA
Em 2000
O ano 2000 foi bem marcante na carreira de Bethânia. As comemorações dos 500 anos reuniram ela, Gal e Pavarotti num maravilhoso espetáculo ao ar livre em Salvador.
b89.jpg (9967 bytes)
Muito religiosa, desde sempre, Maria Bethânia colecionou ladainhas e músicas da tradição oral de sua terra. Encomendou a amigos outras peças, que integram a quase-missa que se revela o disco Cânticos, Preces, Súplicas à Senhora dos Jardins do Céu. Vivendo aquele estágio de vida pessoal e profissional em que pode fazer o que lhe dê vontade, Maria Bethânia tem abraçado projetos alternativos - que não interferem nos outros compromissos, nos espaços reservados ao lazer, no tempo dedicado à leitura de seus poetas.
Bethânia juntou versos de romeiros, colecionados por Mabel, juntou outros e deu a montagem para Gilberto Gil musicar - ele toca o violão, no disco. Suely Costa tinha sua nossa Senhora da Ajuda, sobre versos de Cecília Meireles - e assim se foi fazendo a obra. Os arranjos delicados, quando necessário, solenes, de Jaime Alem reforçam, no resultado o tom solene e no entanto íntimo que só uma grande artista, de grande fé, ousaria.

 DÉCADA DE 90
"As Canções Que Você fez pra mim", de 1994, só com músicas de Roberto e Erasmo Carlos, alcançou a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas. O "Rei" sempre foi influência muito forte na carreira de Bethânia.
Em 1995, Bethânia escolheu Gabriel Vilela para realizar o show que daria origem ao show "Maria Bethânia Ao Vivo". O diretor deu um clima barroco ao espetáculo, que fazia um retrospecto da carreira da cantora.
"Âmbar", de 1996, que comemora os 50 anos da cantora, traz uma nova geração de compositores - Adriana Calcanhoto, Chico César, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, ao lado da regravação do clássico "Chão de Estrelas", de Sílvio Caldas e Orestes Barbosa. Seu aniversário foi comemorado com missa e festa, na Bahia, e celebrado no palco com o show"Imitação da Vida", registrado em CD duplo.
Novamente em parceria com Fauzi Arap, ela declama textos e poesias de Fernando Pessoa e músicas como "Mensagem", de Cícero Nunes e Aldo Cabral, clássico gravado por Isaurinha Garcia na década de 50.
Em 1999 lança o disco "A força que nunca seca" com músicas representantes da cultura nordestina. No mesmo ano lançou o disco duplo "Diamante Verdadeiro", resultado do show "Diamante Verdadeiro" . O show foi a união das canções de "A Força que nunca seca", também com raízes do nordeste. Neste disco, canções sobre a água, sobre o mar, sobre a Bahia e os orixás, de vários compositores. Bethânia declamou poesias de Castro Alves, que marcou o condoreirismo da era do romantismo brasileiro.

DÉCADA DE 80
Em 1987 Bethânia fez apresentações exclusivas em palcos estrangeiros como em Lisboa, Cuba e Israel. Em 1988 seu álbum "Maria" foi lançado simultaneamente no Brasil, na França e em Portugal. Em 1989 recebeu o troféu Caymmi-Ano V, no Teatro Iemanjá – Centro de Convenções da Bahia.
Maria Bethânia recebe bastante homenagens. A amiga Gilda Carvalho construiu com suas próprias economias um teatro em Salvador batizando-o de "Teatro Maria Bethânia", hoje desativado.
Para comemorar os seus 25 anos de carreira, Bethânia reuniu um time brasileiro, que incluía João Gilberto, Hermeto Pascoal, Almir Sater, entre outros. O resultado foi o disco "25 Anos", que abre ao som da bateria de Mangueira , traz um clássico de Heitor Villa-Lobos ("O canto do pajé"), textos de Mário de Andrade e Fausto Fawcett e a presença especialíssima da dama do jazz, Nina Simone, que divide o vocal com Maria Bethânia em "Pronta pra Cantar", do mano Caetano.

DÉCADA DE 70
Em 1970 Cantou músicas de Antônio Maria e Dolores Duran, no show "Brasileiro, profissão esperança", de Paulo Fontes. Em 1971 firmando-se como intéprete passional e dramática, em 1971 gravou na Philips o disco "A tua presença". Em Julho do mesmo ano encenou seu espetáculo "Rosa dos Ventos, dirigido por Fauzi Arap, no Teatro da Praia, Rio de Janeiro. Viajou em seguida para Europa apresentando-se em Cannes, na França e na Itália, no Teatro Sistina.
Estreou no cinema em 1972 ao lado de Chico Buarque e Nara Leão no filme "Quando o Carnaval Chegar", de Cacá Diegues. Logo, gravou no final de 1972 o disco "Drama Anjo Exterminado", produzido na Philips por Caetano, no qual ela aparece pela primeira vez, como letrista, na canção "Trampolim", com música do irmão.
Em 1973 Dirigida por Antônio Bivar e Isabel Câmara, apresentou-se no show "Drama – Luz da Noite", seguindo a linha iniciada com "Rosa dos Ventos", cantando, dançando e recitando textos e poemas de Clarice Lispéctor e Fernando Pessoa.
Novamente com a direção de Fauzi Arap, estreou em 1974 o espetáculo "Cena Muda", no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro depois encenado em São Paulo e em outras capitais, como nos shows anteriores.
Comemorando 10 anos de carreira em 1975, apresentou-se ao lado do compositor e cantor Chico Buarque, na cervejaria carioca "Canecão". Tendo sido marcada como cantora de protesto, firmou-se como intérprete vigorosa e dramática, tendo entre seus maiores êxitos as gravações de "A tua presença", "Esse cara" e "Drama", de Caetano Veloso, "Iansã" de Gilberto Gil, "Coração Ateu" de Sueli Costa, "Tatuagem" de Chico Buarque e "Nada além" de Custódio Mesquita e Mário Lago. 
b81.jpg (18508 bytes)
1976: Doces Bárbaros - Gil, Bethânia, Gal e Caetano
Em 1979 depois de vender 700 mil cópias do disco "Álibi", ela foi apontada como cantora preferida do povo. Bethânia não se ligou ao tropicalismo pois não admitia ficar presa a rótulos, sofrer imposições.

DÉCADA DE 60
Pela primeira vez subiu ao palco para cantar em público um samba de Ataulfo Alves na peça "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues. Neste mesmo ano, Bethânia e seu irmão, companheiro inseparável, conheceram Gilberto Gil, Tom Zé e Gal Costa e juntos, resolveram fazer um show de música. Em 1964 o espetáculo "Nós por Exemplo" apresentado em 1964 inaugurou o Teatro Vila Velha, marcando a estréia dos baianos, que ainda naquele mesmo ano apresentaram-se juntos em "Nossa Bossa Velha e Velha Bossa Nova", no mesmo teatro.
b127.jpg (5032 bytes) Depois dos clássicos, o Arena passou à fase dos musicais. Já às segundas-feiras era hábito apresentar cantores e músicos sob a denominação de "Bossa Arena". Em co-produção com o Grupo Opinião do Rio de Janeiro, foi apresentado o espetáculo Opinião, de grande êxito com a participação de Nara Leão, Zé Keti, João do Vale e Bethânia, com apenas 19 anos. Bethânia foi convidada para substituir Nara Leão neste espetáculo. A estréia foi um sucesso, principalmente pela interpretação agressiva e áspera de "Carcará", que a lançou como cantora de protesto, repetindo-se o êxito em São Paulo quando o Opinião foi apresentado no Teatro Ruth Escobar. Houve também o "Arena canta Bahia", com Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Piti e Caetano Veloso, e "Tempo de Guerra", com Maria Bethânia.


b53.jpg (7092 bytes) Esse novo caminho, trazendo para o palco determinados valores da música notadamente brasileira, e elaborado em comum pelo grupo, é explicado por Armando Costa, Oduvaldo Viana Filho e Paulo Pontes, no programa Opinião: "O espetáculo é uma tentativa de colaborar na busca de saídas para o problema do repertório do teatro brasileiro que está entalado – atravessando a crise geral que sofre o país e uma crise particular que, embora agravada pela situação geral, tem, é claro, seus aspectos específicos. O teatro brasileiro tinha uma tradição de teatro de autor. A criação de um repertório ajustado às solicitações e inquietações do público.
 b130.jpg (4941 bytes)
Em maio de 1965 gravou seu primeiro disco em que cantava "Carcará" e "É de manhã" de Caetano Veloso, tornando-se a primeira intérprete em disco do irmão compositor. No mesmo ano gravou outro disco com sambas de Noel Rosa, João de Barros, Benedito Lacerda, além de lançar mais uma composição de Caetano – "Sol Negro".
Depois de uma temporada em Salvador, em 1966 voltou ao Rio de Janeiro em 1966, apresentando-se em shows nas boates Cangaceiro e Barroco. Ao lado de Gil e Vinícius de Moraes, Bethânia apresentou o show "Pois é", no Teatro Opinião. Atuou ainda nos espetáculos "Yes, nós temos banana" e "Comigo me desavim".

Indice.gif (5151 bytes)

FERREIRA...


Nome:
Ferreira Gullar
Nascimento:
10/09/1930
Natural:
São Luís - MA

Ferreira Gullar

Um instante

Aqui me tenho
Como não me conheço
            nem me quis
sem começo
nem fim
          aqui me tenho
          sem mim
nada lembro
nem sei

à luz presente
sou apenas um bicho
        transparente


Filtro Solar

Filtro Solar

Pedro Bial


Nunca deixem de usar filtro solar!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar
estão provados e comprovados pela ciência;
já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.

Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder
e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas, pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e
perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia
quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,
e como você realmente tava com tudo em cima.
Você não é tão gordo(a) quanto pensa!

Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
As encrencas de verdade de sua vida tendem a vir de coisas que nunca
passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às quatro
da tarde de uma terça-feira modorrenta.
Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.
As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo.
É assim pra todo mundo.

Desfrute de seu corpo.
Use-o de toda maneira que puder. Mesmo.
Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance.
Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.

Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.

Aceite certas verdades inescapáveis:
Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.
Você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,
os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes,
e as crianças, respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos.
E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada.
Talvez case com um bom partido.
Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.

Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos quarenta
vai aparentar oitenta e cinco.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.

Mas no filtro solar, acredite!