Venham se divertir!

Venham se divertir!
Artesanatos, receitas, reportagens, idéias etc

sexta-feira, 11 de junho de 2010

FIMOSE

topo saudeSAÚDE
Pais beijando o seu bebê
compartilhe
Catorze perguntas sobre a fimose
Fazer ou não a cirurgia de circuncisão? Essa dúvida é cada vez mais frequente entre os pais de meninos. Existem basicamente três motivos para recorrer ao procedimento logo que a criança nasce: por questões culturais, religiosas ou em casos de fimose. Mas o que é fimose? Como diagnosticá-la? Conversamos com pediatras e urologistas para esclarecer as principais questões sobre o assunto.
Por Manuela Macagnan
O que é fimose? 
Os especialistas a classificam de duas formas. Uma delas é a chamada fimose fisiológica e todo bebê do sexo masculino nasce com ela - afinal, os meninos vêm ao mundo com uma pele, o prepúcio, grudada à glande, a cabeça do pênis. "A fimose fisiológica não é motivo de preocupação desde que não provoque a obstrução do fluxo urinário e, como consequência, uma infecção", explica o pediatra Nivaldo de Souza, da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital São Paulo, na capital paulista. "Por volta de 1 ano e meio, o prepúcio já começa a se abrir, mesmo sem que ocorra a exteriorização da glande." A fimose propriamente dita é diagnosticada quando há uma espécie de anel apertando essa extremidade, o que impede que o prepúcio seja recolhido.
fimose tem origem genética? 
Não há nenhum estudo que comprove que ela tenha alguma relação com o que está escrito nos genes.
xiste uma idade limite para o prepúcio se descolar naturalmente? 
Geralmente, antes dos 3 anos, o prepúcio se solta naturalmente. "Nessa idade, só 10% dos meninos ainda têm a pele do pênis grudada", revela o urologista pediátrico Antonio Macedo Junior, chefe do Setor de Urologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo.
azer massagens no banho ou com cremes e pomadas ajuda o prepúcio a se descolar? Há algum tipo de risco? 
As massagens servem exclusivamente para os casos de acolamento, isto é, quando o prepúcio fica grudado à glande. Elas devem ser orientadas por um cirurgião ou pediatra. "Exercícios exagerados esgarçam a pele, que, ao cicatrizar, tende a se tornar menos elástica, estreitando mais o anel. Ou seja, o que não era fimose vira fimose", alerta o pediatra Carlos Patara, de São Paulo.
A cirurgia de circuncisão deve ou não ser realizada logo que o bebê nasce? 
Em geral, ela só é feita logo após o nascimento da criança devido a motivos étnicos, religiosos ou tradições familiares. O pediatra Paulo Pacchi, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, acredita que não é preciso recorrer de cara ao procedimento cirúrgico. "Apenas uma pequena parcela dos meninos é que terá a necessidade de se submeter à operação. Além disso, o prepúcio mantém a sensibilidade da glande, o que, convenhamos, para essa geração, que deve passar dos 100 anos, pode fazer falta", diz Pacchi. O pediatra Carlos Patara, de São Paulo, compartilha a opinião de seu colega: "É basicamente uma escolha mais de fundo religioso ou de costume, para a qual não há um consenso".
Muitos pais solicitam a cirurgia de circuncisão já no nascimento do bebê? 
Embora as dúvidas levem vários pais ao pediatra, cada vez menos eles solicitam a cirurgia de circuncisão logo que o bebê nasce, até por terem hoje mais acesso à informação. "A retirada da pele sem uma indicação médica pode levar à perda desnecessária da sensibilidade", alerta o pediatra Paulo Pacchi.
Quando a cirurgia de circuncisão é indicada? E até que idade ela deve ser realizada? 
"Ela é indicada quando o estreitamento da glande leva a infecções urinárias, por exemplo", informa o pediatra Paulo Pacchi. O também pediatra Nivaldo de Souza acrescenta: "Para os casos mais leves, o ideal é que a cirurgia seja realizada entre os 7 e 10 anos de idade". Em outras palavras, antes da puberdade. "A fimose não impede o desenvolvimento do pênis nem diminui o fluxo de urina e até permite o ato sexual, porém com uma baixa qualidade de prazer", conta Carlos Patara. "Isso porque a pele sobre o pênis não permite o maior contato com a mucosa vaginal."
Quais são os casos que necessitam de uma cirurgia precoce? 
A cirurgia precoce é recomendada quando há o que os especialistas chamam de postites frequentes, que, traduzindo para o português, são infecções da pele que cobre o pênis. Ela também é indicada para as parafimoses, quando, após muito esforço, a glande é exteriorizada e não consegue voltar mais à posição normal, causando inchaço e dor. Por fim, os médicos apelam para a operação nos casos em que a pele do orifício por onde sai o xixi é muito estreita, o que gera uma baita dor durante a micção. Porém isso é mais raro.
Qual é o tempo de cicatrização? 
Em cerca de dez dias, geralmente todos os pontos já caíram e o inchaço desapareceu. A partir desse período, o menino pode voltar às atividades normais. No entanto, é aconselhável evitar por mais algumas semanas atividades que ofereçam risco de contusões, como andar de bicicleta.
Quais os cuidados com a higiene após a cirurgia? 
Após o procedimento, é necessário passar uma pomada cicatrizante e não aderente para tentar conter o inchaço. "O cirurgião deverá dizer por quanto tempo será necessário usá-la e se ela precisará ficar coberta com curativo ou não", diz Carlos Patara. Em alguns casos, recomenda-se o uso de analgésicos via oral. O importante é que os pais sigam todos os cuidados, conforme a orientação do médico.
Depois da operação, a criança pode sentir dor ao urinar? 
Não, não dói para urinar. "Na verdade, o que ocorre é um desconforto devido a uma sensação estranha e uma imensa dificuldade de acertar o vaso na primeira vez", explica Carlos Patara. Além disso, todos os meninos sentem algum incômodo após a cirurgia. Isso acontece porque a ponta do pênis, sem a pele sobre ela, fica mais exposta e, assim, mais sensível. "Trata-se de algo normal e adaptativo, que varia de acordo com a sensibilidade de cada garoto", completa Patara.
O prepúcio intacto aumenta o prazer sexual? Existem provas de que homens circuncidados são menos sensíveis? 
"Não há provas de que homens circuncidados sejam menos sensíveis. Mas, até por uma questão de lógica, a glande exposta tende a perder a sensibilidade por não ficar tão protegida", diz Paulo Pacchi. Carlos Patara complementa: "Alguns homens fazem a cirurgia de circuncisão após o início da vida sexual e notam a diferença. Isso porque, mais acomodada dentro da pele, a mucosa que reveste a glande ficaria mais fina e, assim, mais sensível", explica. "A circuncisão, no entanto, facilita a higiene, o que contribui para eliminar odores e secreções."
 
 
 
 

Dr. Carlos Patara
Pediatra

 
 

FERTILIDADE

ua vez de engravidar

Está com dificuldades de gerar um bebê? Conheça táticas simples para aumentar sua fertilidade já!

por Belisa Rotondi
Conteúdo do site VIVA!MAIS
Sua vez de engravidar
Algumas dicas prátias acentuam sua fertilidade
Foto: Dreamstime
Raro encontrar uma mulher que não sonhe em ter um bebê. O problema é que nem sempre a gravidez vem assim tão facilmente. Um sinal da infertilidade acontece quando um casal tenta ter um filho, sem sucesso, por um ano. Se você está nessa situação, saiba que há táticas naturais que aumentam o potencial para engravidar.

Com a ajuda dos médicos João Ricardo Auler, do Rio de Janeiro, e Arnaldo Schizzi Cambiaghi, de São Paulo, Viva! lista agora hábitos de alimentação, de bem-estar e de posições sexuais. E mais: conheça truques que podem influenciar até o sexo do neném!

As estratégias da fertilidade


Faça a dieta perfeita! 



Alimentos para você

- Amendoim
- Arroz integral
- Aveia
- Brócolis
- Carnes brancas
- Fígado
- Goiaba
- Laranja
- Limão
- Pão integral
- Pimentão
- Nozes
- Ovos
- Tomate


Alimentos para o parceiro 
- Arroz integral
- Brócolis
- Cenoura
- Ervilha
- Espinafre
- Goiaba
- Laranja
- Limão
- Mamão
- Pão integral
- Pimentão
- Tomate


Alimentos para os dois evitar

- Industrializados
- Carne vermelha
- Fritura e gordura
- Leite

Mude de vida agora!

· Ser fumante ou conviver com quem fuma

· Abusar do álcool

· Ser usuário de drogas 

· Viver sob estresse constante

· Exposição à poluição do ar

· Não praticar exercício físico

· Estar acima do peso - o índice de massa corporal deve estar entre 20 e 25. Para calular faça a seguinte conta: Seu peso / altura x altura

Aproveite melhor o sexo

1. Tenha uma vida sexual ativa: os espermatozóides precisam ser eliminados a cada três dias para terem força e alcançarem o óvulo.

2. Prefira posições em que você fica de costas para ele. Também vale deitar na cama e colocar um travesseiro embaixo do quadril para levantar a região.

3. Não encare o sexo como uma obrigação para engravidar. Tenha prazer e invista nas preliminares!

Qual sexo?

Para ter uma menina: coma frutas cítricas e tenha relação sexual um dia antes da ovulação.

Para ter um menino: invista em muitos derivados do leite e transe exatamente após a ovulação.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

MÚMIAS: Alemães inauguram megamostra de múmias




Cadáveres vêm do Egito mas também das Américas, do Pacífico e até da Europa. 
Exposição tem ainda seção sobre criogenia, a 'mumificação do futuro'.


A maior exposição de múmias da história acaba de ser inaugurada na Alemanha, com 70 tipos diferentes de corpos mumificados e exemplares de todo o mundo, segundo organizadores.

Múmias-tatuadas-de-cultura-do-Pacífico.jpg
Múmias tatuadas de cultura do Pacífico


A exibição, com o título "Múmias, sonho de uma vida eterna", acontece no Museu Zeughaus, na cidade de Mannheim, e apresenta uma variedade de corpos mumificados natural e artificialmente dos tempos do Antigo Egito, assim como de outras regiões (Ásia, Ilhas do Pacífico, América pré-colombiana e Europa).

Bugio-mumificado-vem-do-México-pré-colombiano.jpg
Bugio mumificado vem do México pré-colombiano


Entre os destaques estão a múmia de uma criança encontrada em um pântano no norte da Alemanha na década de 1950 e a de um cachorro de 3.000 anos. A mostra também divulga técnicas de preservação do corpo humano através de congelamento.

Mulher-mumificada-do-Império-Inca.jpg
Mulher mumificada do Império Inca


"A criogenia agora é a palavra-chave no sonho da vida eterna", afirmou um funcionário do museu, referindo-se ao método de preservar corpos de humanos e de animais em temperaturas extremamente baixas.

A idéia da técnica é que esses seres, que não têm condição de serem mantidos vivos pela medicina convencional, possam ser ressuscitados por alguma tecnologia inovadora no futuro.

Corpo do século 17 foi preservado em cripta de igreja da Hungria.jpg
Corpo do século 17 foi preservado em cripta de igreja da Hungria


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... UMIAS.html